Novas Práticas, Novo Marketing.
- Selma Culturati Vasquez
- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Por muito tempo os profissionais de marketing foram hostilizados pois eram vistos como os “vilões”, os responsáveis pelo consumo irresponsável e desenfreado das grandes economias.
Em linhas gerais, sem entrar em discussões científicas e acadêmicas, isso ocorreu pois muitos profissionais eram pressionados pelas grandes empresas a vender seus produtos custe o que custar, esquecendo o real significado do marketing e o motivo de sua origem.
Uma breve história do marketing
O marketing surgiu para entender e atender às necessidades e desejos dos consumidores! E também para se contrapor à famosa frase de Henry Ford (fundador da empresa automotiva que leva o seu nome), que acreditava que o “consumidor poderia ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta” (nessa época, o único carro fabricado era o Ford T e a única cor disponível era o preto).

O marketing estuda as trocas sociais que ocorrem em forma de venda, ou não! A troca envolve dois grupos sociais onde ambos possuem algo que desperte o interesse no outro grupo. Por isso, o marketing potencializa o valor percebido desse grupo e mostra quanto um produto pode ser bom para o outro, satisfazendo a sua necessidade.
O marketing nos dias de hoje
Com o aumento da globalização, os consumidores passaram a ter necessidades e desejos diferentes. Um dos motivos desse aumento pelo consumo foi o acesso às informações que vieram com a chegada da internet. Hoje, o marketing mostra para o consumidor as principais características e benefícios do produto A em comparação com o produto B, C e D. E mostra que o produto da marca Y oferece mais benefícios e vantagens do que o produto da marca X, que a empresa W possui mais know how neste mercado do que a empresa Z.

O marketing “venda quanto puder” está com os seus dias contados. O aumento da concorrência e a quebra das barreiras territoriais fizeram o consumidor voltar a ser o principal foco das empresas, pois vender sem satisfaze-los pode gerar um impacto falsamente positivo, mas não por muito tempo.
O que você pensa a respeito? Espero por seu comentário!
Até o próximo!
Comments